sábado, 28 de setembro de 2013

5 Sofrimentos de Ana



A paz do Senhor a todos leitores, Bom, para começarmos, vamos fazer uma oração para que Deus nos oriente em cada parte da leitura, para a edificação de nossa vida.

Vamos estudar um pouco sobre a vida de uma mulher chamada Ana, mãe de Samuel, Sacerdote e ultimo Juiz.

Significado do nome Ana: Graciosa, onde há graça.

1 Sm. 1 9-11

Então, Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, o sacerdote, estava assentado numa cadeira junto a um pilar do templo do Senhor. Ela pois com Amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente. E votou um voto, dizendo: Senhor dos Exercitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deeres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

Esta porém, é uma das passagens que mais me chama atenção pela história de vida de uma mulher, cujo vivia em situações difíceis na vida. Eu destaco 5 sofrimentos da vida de Ana nesta pequena passagem, para refletirmos e aprendermos com uma serva do Deus altíssimo, do Senhor que ouve as orações do seu povo, e que torna a petição em um algo que marca para toda a vida.

Para entendermos o que Deus quer nos expressar aqui no texto devemos compreender o início de tudo, devemos fazer uma leitura completa do capitulo 1 e 2 do livro de 1 Samuel.

Bom, a história começa falando a respeito de um homem chamado Elcana, filho de Jeorão da montanha de Efraim, que tinha duas mulheres, Ana e Penina, porém Penina tinha filhos e Ana era estéril.

1 Sofrimento de Ana: Ser estéril.
Em todas as famílias entre homem e mulher, há um desejo de ter um filho, para que dê continuidade a geração, e que seja educado por ambas pessoas. A esterilidade pode parecer uma maldição para uma mulher, mas a mulher que tem fé em Deus assim como Ana, tem que crer no sobrenatural e que nada é impossível aos que creem no Senhor assim como ela fez.

Elcana subia de ano em ano em Siló para adorar e sacrificar ao Senhor dos Exércitos e estava junto alguns sacerdotes, Hofni e Finéias, filhos de Elí. sucedeu pois que enquanto ele sacrificava, ele dava porções do sacrifício a Penina e a seus filhos e filhas, e a Ana ele dava uma porção maior, porquanto ele amava Ana de uma forma especial, também por não dar filhos.  Para equilibrar a tristeza de Ana seu marido procurava demonstrar amor  a ela, concedendo afeto e carinho, sinais de um marido atencioso.

Assim como a palavra escrita diz que Penina, a sua compeditora excessivamente a irritava, para deixá-la mais triste, em relação a sua esterilidade, Ana portanto, ficava mais triste, desanimada.

2 Sofrimento de Ana: Sofria abusos domésticos, irritações e rivalidades.
O coração de uma mulher é sensível por seus sentimentos, hoje em dia existe contendas, rivalidades, murmurações entre pessoas, tanto familiares quanto em geral, tipo Ana, ela estava sensivel, vulnerável por muitos anos, e tudo poderia aborrecer ela em qualquer sentido. Ana não desistiu de seu maior sonho.

Elcana lhe perguntava, por que choras? por que não comes? e porque está mal o teu coração?

3 Sofrimento de Ana: Depressão, Angustia.
Os sentimentos de depressão e angustia são aterrorizantes para o ser-humano, estes são sintomas verdadeiros de angustia e depressão, deixar de comer, deixar de sorrir, chorar, lamentar, em muitas vezes até desejar a morte, assim como fez Elias, desejando a morte por conta das perceguições de Jesabel. Estes pois, são sentimentos horriveis para uma pessoa, principalmente para uma mulher, porém Ana deu a volta por cima.  Elcana por ser um ótimo esposo, dizia, não te sou eu melhor do que dez filhos? ... sempre é importante levantar a alto estima de uma pessoa, com palavras doces e positivas.

Então, Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló, e Elí, o sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo, tendo Ana feito uma orãção descrita na leitura da palavra, Eli fez atenção a sua boca, e a acusou por está embreagada.

4 Sofrimento de Ana: Acusada injustamente.
Ana orava a Deus, quando Eli a observava, enquanto movia os lábios, ele a acusava de embreaguez, aconcelhando ela para que ela se afastasse do vinho, Ana pois, responde a ele que ela era uma mulher atribulada de espírito. É um sofrimento quando o cristão está buscando a Deus, alguém o acusa, e levanta testemunhos falsos em relação aquele que busca o Senhor de todo coração, pode pois chegar a se afastar. O inimigo acusador se levanta todos os dias para nos acusar, e dizer que não iremos conseguir vencer, sempre para nos afastar da promessa, ou daquilo que Deus tem preparado para os que confia n'Ele. Porém, não desiste em meio as acusações.

5 Sofrimento de Ana: Atribulada de espírito.
Tudo isso deixava ela triste, com certeza ela vivia com estes problemas por muitos anos, a princípio diariamente, a cada dia um problema martelando sua vida, a deixava abatida e atribulada, com tais problemas, apenas Deus pode fazer algo pelo adorador verdadeiro. Tem um hino na harpa cristã, o 52 que em uma parte dele diz " A fé canta na tristeza, vai tudo bem" nos dá uma direção a vitória, onde o crente mesmo estando triste, atribulado, cheio dos problemas, mediante a fé alcançe a conquista. Porém, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar,e orar,e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoareis os seus pecados e sararei a sua terra.

Busco ainda, localizar uma oração com tanto fervor quanto a de Ana, vejo ela em muitos anos pedindo a Deus, - me dá um filho, me dá um filho, portanto, ela pediu com fé e com fervor, e o Senhor ouviu dos céus o seu clamor, Elí diz, Vai em paz, e o Deus de Israel seja contigo e te conceda tua petição, ela porém come e bebe e se alegra, o seu semblante já não era o mesmo, ela estava feliz.

- Mais uma tentativa-  Assim como a palavra de Deus diz, e sucedeu que depois de algum tempo, Ana concebeu e teve um filho, e chamou o seu nome de Samuel, por que dizia ela, tenho pedido ao Senhor.

Aleluias, Porque para Deus nada é impossível, também para os que crer n'Ele, pode parecer impossível aos olhos humanos, mas, Deus ele ouve dos céus e move a terra para abençoar o cristão que o adora de todo coração e intendimento. Jesus ele move o sobrenatural, desafiando a lei da natureza para ver seus filhos felizes e completos. 

Vejo pois, que a vida de Ana mudou completamente, o que não tinha vida, se torna vida e vida em abundância, não existe mais tristeza, amargura, contendas, nem enfermidade e sim felicidade e uma vida cheia do Espirito de Deus completa.  O marido que a amava, passa a amá-la muito mais.. Adore ao Deus Vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário