terça-feira, 18 de outubro de 2011

A tumba do Rei Davi

Curiosidades da arqueologia bíblica parte 3



Este é, provavelmente, um dos lugares mais visitados em Jerusalém, pois ali repousa um dos maiores homens dos quais nos fala a Bíblia. Pode-se dizer que Davi foi um homem em três dimensões: Davi o guerreiro; Davi o rei de Israel e Davi o músico. A primeira dimensão a ser abordada é a do guerreiro que foi Davi. Esta foi a primeira experiência que Davi teve fora de sua atividade pastoril, pois ele estava sendo treinado por Deus para assumir uma posição ainda maior dentro da nação de Israel, por isso Deus treina Davi, primeiramente como um guerreiro. Sua primeira batalha foi contra um gigante filisteu chamado Golias que desafiava e insultava tanto aos soldados do exército de Israel quanto ao Deus de Israel. Ali Davi demonstra não só a sua habilidade e destreza para guerrear, mas também o profundo amor que ele sentia por Deus, quando ele parte para uma batalha em que, aparentemente, seria derrotado por Golias, pois as diferenças aparentes pesavam somente contra ele.

Então Davi profetiza a derrota de sue inimigo, declarando-lhe o que Deus faria por intermédio dele Davi, mostrando sua tremenda fé e maturidade no relacionamento com Deus. Ele desce das montanhas para a batalha. Mas o inesperado ocorre: o menino Davi corre ao encontro de seu oponente, e enquanto faz isso, carrega a funda que está em sua mão com uma pedra, começa a girá-la em torno por cima de sua cabeça, e então atira a pedra, acertando e matando ao gigante guerreiro dos filisteus e decretando assim a vitória do povo de Israel. Este é somente o primeiro de uma série de eventos dos quais Davi participaria, mostrando fé, compromisso e preparo para enfrentar os inimigos de Israel e de Deus. A segunda dimensão é a dimensão real, onde um jovem de uma família desconhecida em Israel é apontado por Deus para tornar-se o futuro rei de Israel. Aparentemente não havia nenhuma possibilidade de cumprir-se aquilo que havia sido dito pelo profeta Samuel, porém, Deus encaminha a história para que a profecia dada pela boca do homem de Deus torne-se história. Assim Saul (o primeiro rei de Israel) morre em batalha com todos os seus filhos, e Davi é elevado à posição de rei em Israel. Motivo: o coração. Sua aparência exterior não era a de um rei, mas o seu coração sim, pois para ser rei em Israel era necessário ser, primeiramente, obediente à Deus, amando-o com todo o seu ser. Assim Deus cumpre sua palavra e o menino guerreiro torna-se agora rei. É claro que este rei tem algo especial: é um rei segundo o coração de Deus. Por isso Deus usa Davi, o rei-guerreiro para cumprir seus propósitos e também para expulsar e vencer todos os inimigos de Israel.


A terceira dimensão deste homem é a do músico; um homem que conseguiu expressar através da música todo o seu amor por Deus. Ele foi o maior compositor que Israel já conheceu, pois são de sua autoria aproximadamente 67 Salmos, compondo assim a história do louvor em Israel de uma forma muito extensa. Através dos cânticos Davi expressou muitas formas através das quais podemos ministrar à Deus, pois o louvor é a única forma na qual podemos ministrar ao Senhor. É justamente o contrário do restante da Escritura, onde Deus sempre fala e ministra ao coração do homem. Davi soube expressar o amor à Deus, a fé, os ataques sofridos por parte dos amigos e inimigos, a esperança, o livramento, a angústia, o pecado, e perdão, e muitos outros aspectos da vida em suas nuances para com Deus. Aqui repousa os restos mortais do grande Davi, de quem descende Jesus Cristo, o Filho do Deus Altíssimo! ( Yeshua ben El Elyon)


Bom amados, leitores! espero está trazendo pra vocês boas informações, meditem nas palavras de Deus, pois são verdadeiras, aceite Jesus enquanto é tempo, faça conforme seus mandamentos. Amo vocês leitores em Cristo Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário